"No príncipio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no príncipio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dEle, e sem Ele nada do que foi feito se fez".


Caminhos de Flores e Paz
Vivos! O site da fé Cristã!

terça-feira, 25 de março de 2008

Sua cabana está em chamas?


- O único sobrevivente de um naufrágio consegiu chegar a uma pequena ilha deserta. Ele orou fervorosamente para Deus o salvar.

Diariamente ele olhou atentamente o horizonte à espera de ajuda, mas parecia que não havia esperança.

Exausto com o passar do tempo, ele conseguiu construir uma pequena cabana de madeira para se proteger e guardar os poucos pertences que lhe restavam.

Entretanto, um dia, depois de sair buscando algo para comer, ele chegou em casa para achar a pequena cabana dele em chamas, a fumaça subindo para o céu.

O pior tinha acontecido; tudo estava perdido.

Ele ficou atordoado com aflição e raiva.

"Deus, como pôde você fazer isso comigo!" ele gritou.

Porém, cedo no próximo dia, ele foi despertado pelo som de um navio que estava chegando à ilha.

O navio havia chegado para salvá-lo.

"Como vocês sabiam que eu estava aqui? ele perguntou.

Nós vimos o sinal da fumaça, eles responderam."


- É fácil ficar desanimado quando coisas más acontecem.

"Mas não deveríamos perder a esperança, porque Deus está trabalhando em nossas vidas,
até mesmo no meio de dor e sofrimento."


Lembre-se, da próxima vez em que sua cabana estiver em chamas, aquilo pode fazer um sinal de fumaça que chama a graça de Deus.


– autor desconhecido.


terça-feira, 18 de março de 2008

E. O. England - Ressurreição

- A mensagem simples mas poderosa da ressurreição foi anunciada em primeiro lugar às mulheres que foram ao túmulo onde havia sido colocado o corpo do Senhor Jesus.

Com corações pesados de tristeza, elas chegaram ao jardim e encontraram a grande pedra, que fechava a entrada, fora de seu lugar, rolada para o lado, e viram que o selo do sepulcro havia sido retirado. Então uma voz de anjo chegou até seus ouvidos. Essa foi a mensagem mais maravilhosa jamais anunciada:

"Por que buscais entre os mortos ao que vive? Ele não está aqui, mas ressuscitou" (Lc 24.5b-6a).

Nos dias seguintes, o Cristo ressuscitado apareceu para mais de quinhentos discípulos e seguidores (1 Co 15.6). Quando se propagou a maravilhosa notícia de que Jesus Cristo, o crucificado, estava vivo, os discípulos arriscaram a própria vida para irem por todo o mundo anunciando a mensagem. Por quê? Porque a ressurreição do Senhor Jesus Cristo tem um significado vital para todas as pessoas em todos os lugares.

Ele ressuscitou para ser Mediador entre Deus e os homens. Ele deu a sua vida como sacrifício pelos nossos pecados, e só com base em Seu sacrifício no Calvário, por causa de Jesus, Deus perdoa os nossos pecados (1 Jo 2.12). "E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo que importa que sejamos salvos" (At 4.12).

Os homens pensaram acabar com a obra de Jesus, matando-O – mas Ele ressuscitou como Vencedor e vive hoje! Através de sua morte e ressurreição todos os que O invocam recebem a salvação.

"Se, com a tua boca, confessares a Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo" (Rm 10.9)

"Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras" (1 Co 15.3b-4).

- O que significa a Sua ressurreição para você?

Creia que Jesus morreu para pagar pelos seus pecados e ressuscitou para lhe dar nova vida. Aceite-O como seu Salvador pessoal e torne-se participante do poder da Sua ressurreição!


* Publicado anteriormente na revista Chamada da Meia-Noite, abril de 1998.

sábado, 15 de março de 2008

Charles H. Spurgeon - Apascentando Ovelhas ou Entretendo Bodes?

* Por Charles H. Spurgeon - Um mal está no declarado campo do Senhor, tão grosseiro em seu descaramento, que até o mais míope dificilmente deixaria de notá-lo durante os últimos anos. Ele se tem desenvolvido em um ritmo anormal, mesmo para o mal. Ele tem agido como fermento até que toda a massa levede. O demônio raramente fez algo tão engenhoso quanto sugerir à Igreja que parte de sua missão é prover entretenimento para as pessoas, com vistas a ganhá-las.

Da pregação em alta voz, como faziam os Puritanos, a Igreja gradualmente baixou o tom de seu testemunho, e então tolerou e desculpou as frivolidades da época. Em seguida ela as tolerou dentro de suas fronteiras. Agora as adotou sob o argumento de atingir as massas.

- Meu primeiro argumento é que prover entretenimento para as pessoas não está dito em parte nenhuma das Escrituras como sendo uma função da Igreja. Se este é um trabalho Cristão, porque Cristo não falou dele? "Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura." (Marcos 16:15). Isto está suficientemente claro. Assim teria sido se Ele tivesse adicionado "e proporcionem divertimento para aqueles que não tem prazer no evangelho." Nenhuma destas palavras, contudo, são encontradas. Não parecem ter-lhe ocorrido.

Então novamente, "E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores... para a obra do ministério" (Efésios 4:11-12). Onde entram os animadores? O Espírito Santo silencia no que diz respeito a eles. Foram os profetas perseguidos porque divertiram o povo ou porque o rejeitaram? Em concerto musical não há lista de mártires.

Além disto, prover divertimento está em direto antagonismo com o ensino e a vida de Cristo e de todos os seus apóstolos. Qual foi a atitude da Igreja quanto ao mundo? "Vós sois o sal" (Mateus 5:13), não o doce açucarado - algo que o mundo irá cuspir e não engolir. Curta e severa foi a expressão: "deixa os mortos sepultar os seus mortos." (Mateus 8:22) Ele foi de uma tremenda seriedade.

Se Cristo introduzisse mais brilho e elementos agradáveis em Sua missão, ele teria sido mais popular quando O abandonaram por causa da natureza inquiridora de Seus ensinos. Eu não O ouvi dizer: "Corra atrás destas pessoas, Pedro, e diga-lhes que nós teremos um estilo diferente de culto amanhã, um pouco mais curto e atraente, com pouca pregação. Nós teremos uma noite agradável para as pessoas. Diga-lhes que certamente se agradarão. Seja rápido Pedro, nós devemos ganhar estas pessoas de qualquer forma." Jesus se compadeceu dos pecadores, suspirou e chorou por eles, mas nunca procurou entretê-los.

Em vão serão examinadas as Epístolas para se encontrar qualquer traço deste evangelho de entretenimento! A mensagem delas é: "Saia, afaste-se, mantenha-se afastado!" É patente a ausência de qualquer coisa que se aproxime de uma brincadeira. Eles tinham ilimitada confiança no evangelho e não empregavam outra arma.

Após Pedro e João terem sido presos por pregar o evangelho, a Igreja teve uma reunião de oração, mas eles não oraram: "Senhor conceda aos teus servos que através de um uso inteligente e perspicaz de inocente recreação possamos mostrar a estas pessoas quão felizes nós somos."

Se não cessaram de pregar a Cristo, não tiveram tempo para arranjar entretenimentos. Dispersos pela perseguição, foram por todos lugares pregando o evangelho. Eles colocaram o mundo de cabeça para baixo (Atos 17:6).

Esta é a única diferença! Senhor, limpe a Igreja de toda podridão e refugo que o diabo lhe tem imposto, e traga-nos de volta aos métodos apostólicos.

"Finalmente, a missão de entretenimento falha em realizar os fins desejados. Ela produz destruição entre os novos convertidos. Permita que os negligentes e escarnecedores, que agradecem a Deus pela Igreja os terem encontrado no meio do caminho, falem e testifiquem. Permita que os oprimidos que encontraram paz através de um concerto musical não silenciem! Permita que o bêbado para quem o entretenimento dramático foi um elo no processo de conversão, se levante! Ninguém irá responder."

A missão de entretenimento não produz convertidos.

A necessidade imediata para o ministério dos dias de hoje é crer na sabedoria combinada à verdadeira espiritualidade, uma brotando da outra como os frutos da raiz. A necessidade é de doutrina bíblica, de tal forma entendida e sentida, que coloque os homens em fogo.


* Tradução: Walter Andrade Campelo

quinta-feira, 13 de março de 2008

Heather Helton - Pais e Filhas

- Por Heather Helton - Pais, este artigo está em nome de suas filhas que precisam de vocês desesperadamente. Estas palavras não vêm com a intenção de culpar, machucar, ou apontar dedos, mas para provocar reação em vocês. A entrarem em ação. Nós, filhas feridas, somos um dilema nacional. Vocês não ouvirão falar de nós no jornal das oito, mas estamos aqui.

Estamos vivendo debaixo do seu teto, comendo da mesma mesa de jantar que você, vertendo da mesma jarra de suco. Estamos passando pelo menos dezoito anos, ou 6.570 dias com você em casa. Nós passamos por você no corredor e ficamos curiosas sobre por que nós não somos interessantes o bastante para chamar sua atenção. Queremos saber o que é que um jogo na televisão ou um jornal tem que nós não temos. Ficamos curiosas para saber por que você não fica tão animado com suas filhas quanto você fica com aquele jogo de campeonato.

"Estamos atentas ao fato de que você não parece muito interessado em nossas palavras, nossos sentimentos, nossas convicções mais íntimas e nossas dúvidas. Embora você não veja, por dentro estamos chorando."

Quando você nos ignora você está mudando o que nós somos. Você está mudando o que fomos feitas para ser, e não para o melhor. Você pode não ver qualquer impacto de sua ausência emocional agora, mas logo você verá. Quando começarmos a beber, usar drogas, e ter relações antes de casar, então você verá. Quando nós enganarmos, mentirmos, dirigirmos alcoolizadas, namorarmos sujeitos ruins, e acabarmos grávidas fora de casamento, então você verá. Você verá nossa baixa auto-estima manifestada. Nossa insegurança tomará vida e você provavelmente ficará furioso conosco. Mas, você não devia estar. Você devia estar furioso é com você mesmo, por não prestar mais atenção a nós quando nós éramos pequenas meninas.

Pais, nós estamos doendo.

Pais, nós lhes agradecemos a educação, nosso abrigo, comida, e roupas. No entanto, pais, nós precisamos de mais.

Nós temos corações sensíveis. Mas você não saberia disso porque você nunca fitou nossos corações.

Nós não somos como meninos. Talvez meninos podem ser duros, mas nós precisamos da ternura do nosso papai.

Nós precisamos de seu conforto quando doemos.

Nós precisamos que você nos ame afetuosamente com um amor constante, para que saibamos o que procurar num homem quando nós crescermos. Por constantemente, eu quero dizer constantemente. Diariamente. De hora em hora. Todo o tempo.

E quando você está em casa conosco, realmente esteja em casa conosco. Ler o jornal e ir para cama, enquanto não diz uma só palavra o tempo todo a nós, não é estar conosco.

"Nós nos sentimos ignoradas.

Nós nos sentimos tristes."

Você nos faz sentir inseguras sobre nós mesmas. E pior de tudo, você está moldando – ou destruindo – nossa imagem do é que paternidade.

Sim, você está nos moldando. O que nós nos tornaremos está em suas mãos. Você não sabia? Você está nos moldando literalmente como barro.

Talvez você nos quis, talvez não. O fato permanece:

"NÓS ESTAMOS AQUI."

Nós somos humanas, estamos vivas, e precisamos mais de você.

Talvez você se relaciona melhor com meninos. Nós não somos meninos. Nós precisamos mais de você.

A maneira como você trata nossas mães é crucial para que saibamos como desenvolver nosso próprio relacionamento amoroso. Quando você fere nossa mãe de qualquer forma, nós não gostamos. Nossas mãe estava lá, tentando preencher o vazio que você escolhe deixar diariamente em nossas vidas. Você não entendeu isso?? Você devia se desdobrar agradecendo nossa mãe por assumir o que você largou.

O que é mais importante de tudo, nós vemos nosso Pai Celestial na mesma luz que nós vemos nossos pais terrestres. Se você nos ignorar, acreditamos então que Deus nos ignora. Se você nos ferir, nós vemos Deus como um que nos fere. Se você age como você não quer estar junto de nós, nós vamos acreditar que Deus não deve querer ou estar junto de nós também. Você é o elo! Você está segurando a chave!

Há uma canção de John Mayer chamado "Filhas." (“Daughters” em inglês) Procure esta música, compre-a, e escute.


"Nós somos mesmo criaturas muito delicadas.

E nós precisamos de você. Isso aí é o ponto.

Não estamos tentando lhe ferir ou lhe derrubar. Mas estamos rogando que você preste atenção em nós.

Se você não o fizer, nós não cresceremos emocionalmente e isso afetará o resto de nossas vidas, nossos cônjuges futuros, nossos filhos futuros e todos os nossos relacionamentos para sempre.

Por favor, passe o quanto tempo puder conosco. Tempo de qualidade.

Diga para nós que somos bonitas. Diga para nós que somos talentosas. Diga para nós que você nos ama mais do que você imaginava que era possível.

Fale para nós."

Se nós não ouvimos coisas boas de você sobre nós, nós não cresceremos emocionalmente ou espiritualmente e isto nos afetará fisicamente. Toda ênfase que podemos dar a isso é pouco!

Nós nos voltaremos a outras fontes para nos fazer sentir bem, estando elas certas ou erradas.

Então você ficará furioso conosco por nos voltarmos àquelas coisas. Mas a realidade é que, se você tivesse formado relacionamentos de verdade, relacionamentos íntimos, amorosos, honestos e genuínos conosco, nós não teríamos procurado essas coisas.

Esses meninos pelo menos nos fazem sentir especiais. Você nunca fez isso!

"Álcool e drogas pelo menos tiram nossas mentes da nossa depressão e ansiedade que você deixou conosco nos ignorando todos estes anos."

Vocês vêem, pais, é realmente simples.

Só prestem atenção.

E amem-nos.



* Reproduzido com permissão do site Wineskins Você pode ler este artigo em inglês e conhecer um pouco mais da autora em seu blog: Heather Helton

segunda-feira, 10 de março de 2008

Caio Fábio - HOJE ESTOU EMOCIONADO

- Hoje estou muito emocionado, desde cedo. Começou com uma conversa telefônica com minha filha, Juliana, e o som da voz-inha de meu netinho, Mateus, ao fundo. Eles no Rio, eu em Brasília; e a foto dele com Hellena no meu Desk Top como pano de fundo, bem diante de mim — e tudo virou emoção. Depois vi umas fotos da Adriana comigo na Floresta e me emocionei outra vez. Então fotos de papai e mamãe, e muitas lembranças. E mais emoção...

Lembrei de como foi uma das coisas mais difíceis de minha vida deixar papai e mamãe, os parentes e amigos, a igreja Presbiteriana Central e centenas e centenas de filhos na fé, a cidade toda, que me ouvia todos os dias com toda atenção, carinho e respeito — e ir para o Rio, a fim de ampliar o alcance da Vinde.

Foi pura angustia. Nada em mim queria aquilo. O amor que me unia a tudo e todos era muito forte e profundo. Mas havia aquela voz, que me falava, que me ordenava, que impelia, e que não me dava escolha.

"Fui chorando e fui contra tudo em mim..."

Porém, saí de lá dizendo a todos e a mim mesmo que em dois anos estaria de volta. Auto-engano dos bons. Sim, pois meu coração sempre soube que se voltasse seria em muito, muito tempo... Poderia ir lá sempre. Mas levaria muito tempo, se tempo houvesse, para que eu voltasse a estar onde amava e amo estar — na mata do Amazonas.

Hoje fiquei vendo fotos de papai e mamãe e sentindo o significado que teve para mim há 27 anos atrás decidir viver longe deles. Que dor. Eles se desfizeram em dor. Eu me debulhei. Papai parecia que ia morrer de tanta dor. Éramos mais que pai e filho. Éramos e somos os melhores amigos. Ele era e é meu mestre. Sou ovelha de seu pastoreio e de sua visão de Deus e da vida. Ele foi o humano mais importante em minha vida.

Depois fiquei vendo umas fotos da Adriana e pensei como seria impossível viver sem ela. E, assim, fui abraçando minhas impossibilidades humanas de sobrevivência sem amor, memória, carinho e compromisso, e fui adorando a Deus pela alegria das saudades e pela benção das memórias de vida. E melhor: por amar todas essas pessoas, e por ainda poder beijá-las e abraçá-las hoje.

Bem-aventurados os que se recordam com gratidão, e aproveitam o Hoje com emoção,


Caio


13/06/07
Lago Norte
Brasília


terça-feira, 4 de março de 2008

Bp. Pedro Flori - Onde está 'O Cristo' em nossas mensagens?

* Por Bp. Pedro Flori - Lider Espiritual da Igreja Batista Palavra Viva em Florianópolis SC.

- Sem dúvida alguma vivemos um tempo difícil, são poucas igrejas hoje que mantêm um compromisso real com a mensagem que se prega. Tenho andado em alguns lugares no Brasil e percebido isso, a mensagem tem sido em direção oposta ao que fomos enviados a pregar.

Se você perceber, verá como as mensagens são carregadas de uma teologia positiva. O exemplo é que atualmente existe uma mensagem mais voltada para o triunfalismo, que realmente triunfar em Cristo.

Assisti uma mensagem nesse fim de semana onde o pregador exaltava as virtudes de determinado personagem bíblico, ele elencou essas virtudes e aplicou como exemplo de uma pessoa vencedora, eu comentei com minha esposa, "se ele continuar pregando sobre isso eu vou aceitar esse personagem como meu salvador", tal era a exaltação das virtudes da pessoa.

O que eu realmente quero expressar, é o seguinte:

"Ninguém vence, ou triunfa, ou tem virtudes, que não seja pelo único fato de ter conhecido Jesus."

- O fato de uma pessoa alcançar algum sucesso em minha opinião é somente pelo fato de ele colocar sua fé na pessoa correta, no caso Jesus.

"Em muitas vezes Jesus não tem sido o centro da mensagem, ele tem sido substituído por técnicas humanas de vencer, técnicas essas aplicadas no sistema empresarial, nos treinamentos que os motivadores de empresas usam para motivarem vendedores. Porém para a vida cristã, essas técnicas sem o Espírito não passa de um corpo sem vida."

Entendo de maneira muito clara que não existe má fé nos pregadores, porém existe um sentimento honesto de fazer a igreja crescer e os crentes prevalecerem. Eu estou fazendo uma pergunta a mim mesmo, o que fizemos de Jesus chamado o Cristo? Se ele tem sido mencionado muitas vezes apenas no final da mensagem, ou usado de maneira secundária em nossos púlpitos.

"Fomos chamados a pregar e anunciar as boas novas do reino."

Acredito em prosperidade, contanto que ela venha como conseqüência única de colocar o Reino de Deus em primeiro lugar.

- NO AMOR DE JESUS, SEMPRE.

segunda-feira, 3 de março de 2008

C. D. Carter - O Fim da Solidão


- Recentemente ouvi uma assistente social dizer:

“A solidão transformou-se num dos maiores problemas da nossa época. Temos de fazer algo para combatê-la”.

Não imagino o que ela pretende realizar, mas sei que nenhuma iniciativa humana solucionará definitivamente a solidão.

Quando Deus criou o ser humano, Ele mesmo queria preencher o coração do homem. Se, entretanto, as pessoas decidem excluir Deus da sua vida, não é de admirar que se sintam solitárias, que seu coração esteja vazio ao invés de repleto da presença divina.

Você não precisa estar necessariamente sozinho para se sentir solitário. Todo coração humano necessita de um amigo – alguém em que possa confiar. Precisamos de alguém que realmente nos conheça e nos entenda, que nos envolva com cuidados, quaisquer que sejam nossos problemas. Onde, entretanto, podemos achar tal amigo?

É impossível encontrar um ser humano que nunca nos decepcionará – somente Jesus é o Amigo perfeito!

Apenas Ele tem a resposta para seus problemas. Ele o conhece melhor do que você mesmo. Apesar de tudo, Jesus o ama e cuida de você, de uma forma como ninguém mais seria capaz. Aceite-O como Amigo, e você nunca mais se sentirá solitário. Aliás, como seria possível sentir-se sozinho, se seu melhor Amigo estará sempre com você?

Essas não são teorias, mas certezas baseadas na experiência. É maravilhoso estar sozinho quando você estiver só com Ele. Não é possível expressar esse sentimento em palavras. A companhia humana é algo muito pobre se a compararmos à comunhão com Jesus. Se você estiver consciente da Sua presença dia após dia e hora após hora, seu coração ficará repleto de paz e de alegria indescritíveis.

"Você se sente solitário?

Precisa de alguém que o ame e cuide de você?"

Aceite agora mesmo a Jesus como seu Salvador e Amigo! Entregue-se completamente a Ele e confie nEle como seu Redentor. Pense em como Ele sofreu em seu lugar na cruz e removeu de uma vez por todas os seus pecados “pelo sacrifício de si mesmo” (Hebreus 9.26).

Olhando agora para Jesus, confie nEle e no sacrifício perfeito que realizou por você lá na cruz. Então seus pecados serão perdoados, sua vida será salva, renovada e transformada pelo Espírito Santo que passará a habitar em você:

“...O sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado” (1 João 1.7).

Aceite Jesus agora como seu Salvador, para que seja eternamente seu Amigo, seu Companheiro e seu Guia! Ele acabará com sua solidão. Ninguém precisa continuar solitário, pois é possível ter Jesus, o Filho de Deus, como seu melhor e mais próximo Amigo!


* Extraído do Folheto O Fim da Solidão.


Crimes na Internet? Denuncie!