"No príncipio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no príncipio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dEle, e sem Ele nada do que foi feito se fez".


Caminhos de Flores e Paz
Vivos! O site da fé Cristã!

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Paul Washer - Eu estou falando de você



"Pai...
Desvenda nossos olhos para que finalmente possamos entender e vivênciar o teu amor para conosco, simples pecadores."





quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Pr. Bittencourt - Os sobreviventes do dilúvio e a Igreja Cristã.


* Pr. Bittencourt - Os sobreviventes do dilúvio e a Igreja Cristã. O patriarca Noé e os que com ele foram salvos na arca são tipos extraordinários da Igreja Cristã. O livro da Gênese nos explica isso de uma forma mais detalhada se observarmos atentamente o vs 09 do cap. 06. Estavam presentes na arca:

Noé e sua esposa;
E seus filhos:

Sem;
Cam; e,
Jafé.

- Cada um deles com sua respectiva esposa somando assim um total de oito pessoas. Temos pois em cada individuo destes pelo menos oito características peculiares à Igreja Cristã.

Então, maravilhosamente todos eles foram:

I - Escolhidos;
II - Chamados;
III - Crentes;
IV - Obedientes;
V - Separados;
VI - Selados;
VII - Levantados e salvos; e,
XIII - Recompensados.

Escolhidos - Todos eles tomaram parte em um pacto, em uma aliança com o próprio Criador do universo. (Livro da Gênese cap. 06 vs 18.) Esta aliança, este pacto foi firmado 120 anos antes do dia marcado para o dilúvio. (Livro da Gênese cap. 06 vs 03, 08.)

A igreja cristã é formada por um povo também escolhido. (II Carta aos tessalonicenses cap. 02 vs 13). Escolha esta que se deu, antes da criação do mundo. (Carta aos Efésios cap. 01 vs 04.)

Chamados - Notemos que ao entrarem na arca, os oito responderam ao chamado Divino.
Livro da Gênese cap. 07 vs 01. Sendo assim também chamados ao reconhecimento do Próprio Deus. (Livro da Gênese cap. 07 vs 01b.)

Vemos pois o verdadeiro povo cristão que além de ter sido escolhido, entra, por meio desta escolha em uma maravilhosa união de vida em Cristo mediante um chamado especial de Deus. (Carta aos Romanos cap. 08 vs 30; e, I Carta aos Corintios cap. 01 vs 09.)

Crentes - Note que o patriarca Noé não construiu sozinho a arca, mas junto com a sua família. E também com ela, entraram arca a dentro por que criam em Deus ele e toda a sua família de forma unânime. (Livro da Gênese cap. 07 vs 04 e vs 07.)

A mesma certeza temos para o fiel seguidor de cristo segundo nos relatam as escrituras quando falam de Noé na Nova Aliança. (Carta aos Hebreus cap. 11 vs 07.) Assim é que o verdadeiro povo cristão é e sempre será constituído de genuínos crentes. (Carta aos Hebreus cap. 10 vs 39b.)

Obedientes - Notemos pois que a fé de Noé em Deus veio a abranger toda a sua casa, a esposa, os filhos, e as noras viam o agir do Eterno Pai em suas vidas sendo então obedientes aos seus mandamentos. (Livro da Gênese cap. 06 vs 22; e, cap. 07 vs 05.)

Este mesmo padrão comportamental deve também permear as nossas vidas pois a obediência, a pureza e o amor fraternal, provêm do Espírito de Deus. (I Carta de Simão Pedro cap. 01 vs 22; e, Carta aos Romanos cap. 16 vs 26.) Descobrimos na Nova Aliança que esta maravilhosa opção por fé, também lhes foi imputada como justiça pelo próprio Deus. (Carta aos Hebreus cap. 11 vs 07; e, Livro da Gênese cap. 07 vs 01.)
Notemos pois que segundo as sagradas escrituras o mesmo aspecto se dá quando observamos o que está reservado aos fiéis crentes em Cristo. (Carta aos Romanos cap. 05 vs 01); E num segundo aspecto também de forma reconfortante: (Carta aos Romanos cap. 10 vs 04.)

Separados - A arca usada para a salvação também foi um aspecto separador entre a família de justos e o mundo pecador. O patriarca Noé já vivia separado de sua geração perversa e má. E a sua entrada na arca foi apenas o apogeu vivível daqueles tempos. (Livro da Gênese cap. 06 vs 05,06,07; e, Livro da Gênese cap. 06 vs 09.)

Os cristãos com certeza devem também por amos a Cristo ser um povo separado deste mundo perverso, o qual jaz no maligno. (Evangelho de João cap. 17 vs 16.)
Como razão obvia a isso, temos que conhecer o texto que nos diz que o cristão é exclusividade do Eterno Pai. (I Carta de Simão Pedro cap. 02 vs 09 e 10.) Somos pois exortados a como Noé e sua família tornar evidente a nossa separação do mundo e seus pecados. (II Carta aos Coríntios cap. 06 vs 17 e 18.)

Selados - Vejamos pois neste dado momento a incomparável misericórdia do Eterno Pai. A Bíblia nos conta que além deles “entrarem”, na arca por fé, o próprio Deus os selou inviolavelmente quando ordenou ao seu anjo ministro que tocasse à porta da arca por fora salvando-os além das suas forças para entender. (Livro da Gênese cap. 07 vs 16.)

Deus também coloca seu selo no cristão que lhe é fiel através do Cristo. (Carta aos Efésios cap. 01 vs 13; e, Carta aos Efésios cap. 04 vs 30; e, II Carta aos Coríntios cap. 01 vs 22.). Além deste selo do Eterno Pai em sua vida, o cristão fiel goza de uma outra demonstração do amor Divino, pois o Eterno Deus mesmo confirma e unge aos seus filhos. (I Carta aos Coríntios cap. 01 vs 21 e 22.)

Elevados e salvos - Conforme o texto sagrado, vemos que quanto mais chovia, mais elevava-se a arca sobre as águas. Enquanto o mundo perverso e pecador perecia sob as águas do dilúvio, sob o juízo de Deus, os que estavam na arca estavam totalmente a salvo. (Livro da Gênese cap. 07 vs 17, 22, 23.) Também este fato tem a sua tipologia cristã quando a arca que prefigura a Igreja através do batismo, é salva através da ressurreição do Cristo. (I Carta de Simão Pedro cap. 03 vs 20 e 21.)

Temos na Anastasis [ressurreição], do Cristo, a nossa direta ressurreição pelo que assim cremos. Aleluia! (Carta aos colossenses cap. 03 vs 01 – 04.)

- Oremos pois, para que a boa mão do Eterno Pai Criador de todas as coisas (e que nos amou primeiramente em Cristo Jesus), esteja a nos desvendar os olhos para que possamos juntos subir aos céus quando soar a trombeta do arrebatamento.

Amen!

Crimes na Internet? Denuncie!