"No príncipio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no príncipio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dEle, e sem Ele nada do que foi feito se fez".


Caminhos de Flores e Paz
Vivos! O site da fé Cristã!

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Só o Senhor consola


- Daniela A Correa. Blog Meditar Dia e Noite - Quem pode consolar o sofredor das causas de Deus, a não ser o próprio Deus? Há um salmo que o Davi exprime um sentimento de desamparo diante da condição em que se encontrava. Vejamos:

Salmos 69:9
"Pois o zelo da tua casa me devorou, e as afrontas dos que te afrontam caíram sobre mim."

Salmos 69:20
"Afrontas quebrantaram-me o coração, e estou debilitado. Esperei por alguém que tivesse compaixão, mas não houve nenhum; e por consoladores, mas não os achei."

Salmos 69:29
"Eu, porém, estou aflito e triste;
a tua salvação, ó Deus, me ponha num alto retiro."

Vemos que ele esperava por alguém que viesse socorre-lo, por alguém que o consolasse de sua condição de opressão e angústia. Davi estava sofrendo porque amava a lei de Deus, porque o zelo que ele tinha pela palavra era muito intenso. Tudo isso gerava zombarias e afrontas de outros que não o compreendiam.

Talvez possamos encontrar consolo para muitos sentimentos e emoções feridas, mas segundo o salmista, não existe consolo para quem sofre pelas causas de Deus.

Davi não era um “zé ninguém” como se diz por ai, ele era um rei, certamente tinha muitos empregados, conselheiros, amigos chegados, esposas, filhos. Entretanto, ele não encontrou entre eles, alguém que o consolasse de sofrer por amor e zelo pelas escrituras de Deus. Ele era só. Não havia ao seu redor alguém que pudesse lhe dar uma palavra de animo espiritual.

Davi inutilmente esperou por alguém que o aliviasse, mas a palavra diz: maldito o homem que confia no homem (Jeremias 17:5).

O consolo vem do Senhor e é nesse que se deve aguardar. No verso abaixo vemos que o salmista sempre alcançava o consolo do Senhor.

Salmos 71:21
"Aumentarás a minha grandeza, e de novo me consolarás."

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

O Perdão Liberta


* Da excelente webpage Pão de Judá http://www.paodejuda.com.br/index.php?option=com_frontpage&Itemid=1

- Uma das causas que tem distanciado e privado as pessoas de terem comunhão e receberem as bênçãos de Deus é o perdão ou, melhor dito, a falta de liberar perdão e pedir perdão.

O perdão é uma lei espiritual, talvez a mais importante de todo esse código de leis que compõe a constituição universal: a Bíblia Sagrada. Na carta aos Hebreus 12.14-15

“Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor, atentando diligentemente, para que ninguém seja faltoso, separando-se da graça de Deus, nem haja alguma raiz de amargura que brotando, vos perturbe, e, por meio dela, muitos sejam contaminados”.

- O ressentimento e a amargura se formam dentro de nós da seguinte forma (Ef. 4.26-27):

a) sofremos uma agressão de outra pessoa: ofensa, rejeição, calúnia ou prejuízo financeiro;
b) reagimos diante dessa agressão com dor, ira, revolta, etc.
c) deixamos o tempo passar, não procurando administrar biblicamente a dor da rejeição (não aceitamos o perdão).

Quando somos incapazes de perdoar, então a ira e o ódio ficam congelados em nossos corações. Dessas duas sementes (ódio e ira) brotarão:

* Tristezas,
* Ansiedade,
* Medo, e,
*Depressão.

Enfim, feridas emocionais que por sua vez nos imobilizam emocionalmente, e poderão nos transformar em pessoas inábeis em nos relacionar com os outros.

A solução de Deus para nos libertar dessas feridas, é pelo perdão que liberarmos a quem nos magoou. Geralmente os maiores conflitos acontecem no meio familiar, com pessoas próximas a quem amamos muito.

Tenho visto a grande maioria das pessoas vivendo suas vidas com uma tremenda opressão, escravizadas emocionalmente por essas feridas do passado. Passam o hoje revivendo, rememorando cenas traumáticas lá do passado, ficando amarradas a esses acontecimentos dolorosos.

No Evangelho segundo Mateus, Cap. 6 vs 15 Jesus diz:

“Se porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, tampouco vosso Pai perdoará as vossas ofensas”.

Deus colocou essa condição para liberar as suas bênçãos sobre nós. Então temos que procurar as pessoas e ajustar a questão do perdão, para que nossas almas sejam liberadas à ação do Espírito Santo, para fluir por meio dela e nos dar a Sua paz.

Esse é o caminho para uma cura emocional e memorial. Liberte-se do ódio, da ira, da revolta, do ressentimento.

Perdoe os seus ofensores e peça perdão a quem você magoou. Isso vai soltar você para uma vida saudável emocionalmente, isso vai quebrar as barreiras do relacionamento. Experimente! A verdade de Cristo é o único caminho para a nossa restauração (João 8:32, 14:6).

Tenha coragem! Perdoe!

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Os Três Crivos


- Certa vez, um homem esbaforido achegou-se ao grande filósofo e sussurrou-lhe aos ouvidos: Escuta, Sócrates... Na condição de teu amigo, tenho alguma coisa muito grave para dizer-te, em particular...

Espera!... ajuntou o sábio prudente. Já passaste o que vais me dizer pelos três crivos?

Três crivos? perguntou o visitante espantado.

Sim, meu caro amigo, três crivos. Observemos se tua confidência passou por eles.

* O primeiro é o crivo da verdade. Guardas absoluta certeza, quanto àquilo que pretendes comunicar?

Bem, ponderou o interlocutor, assegurar mesmo, não posso...
Mas ouvi dizer e... então...

* Exato. Decerto peneiraste o assunto pelo segundo crivo, o da bondade. Ainda que não seja real o que julga saber, será pelo menos bom o que me queres contar?



Hesitando, o homem replicou:
Isso não... Muito pelo contrário...

* Ah! tornou o sábio - então recorramos ao terceiro crivo, o da utilidade, e notemos o proveito do que tanto te aflige.

Útil?!... aduziu o visitante ainda agitado.
Útil não é.

Bem - rematou o filósofo num sorriso, se o que tens a confiar não é verdadeiro, nem bom e nem útil, esqueçamos o problema e não te preocupes com ele, já que de nada valem casos sem edificação para nós!...

Aí está, meu amigo, meu irmão e leitor a lição de Sócrates, em questão de maledicência...

E nós, como temos agido perante o pecado da fofoca e maledicências em nossas vidas que devem ter como base moral e ética um Evangelho Santo?

Crimes na Internet? Denuncie!