"No príncipio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no príncipio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dEle, e sem Ele nada do que foi feito se fez".


Caminhos de Flores e Paz
Vivos! O site da fé Cristã!

domingo, 9 de fevereiro de 2014

"O PERFIL DA MULHER CRISTÃ"














"PASTOR JOSÉ BARBOSA, PASTOR DA OBPC PONTA GROSSA-PR"
UM DOS MAIS ILUSTRES LIDERES DA IGREJA NO BRASIL.

"O PERFIL DA MULHER CRISTÔ, (I Tm. 2: 9, 10, 11, 12, 15).


 
9 – Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos, 
10 – Mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras. 

11 – A mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição.
12 – Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio.

15 – Salvar-se-á, porém, dando à luz filhos, se permanecer com modéstia na fé, no amor e na santificação.


ESSE TEXTO ENSINA TRES LIÇÕES À MULHER CRISTÃ
a) Vs. 9, 10 – A postura e apresentação da mulher na igreja. 
b) Vs. 11, 12 – A autoridade da mulher na igreja.
c) V. 15 – O comportamento da mulher, como mulher (fêmea).

ESTAS TRÊS LIÇÕES DESCREVEM O PERFIL DA MULHER CRISTÃ.
1 – A postura e apresentação da mulher na igreja. 
Palavra chave: “honesto”.
a) – TRAJE HONESTO. Honrado, digno, decente.
A postura da mulher deve ser de “MULHER HONESTA”. Honesta significa digna, descente, não faladeira, que não entra em bate boca, nem contendas, que não diz palavrões, recatada. Seu traje deve ser diferente do traje das rameiras desonestas. O traje, ou seja, a roupa de uma pessoa, seja mulher ou homem, faz parte da própria pessoa, revelando seus sentimentos e sua personalidade. Por isso, a mulher cristã, deve ter postura de cristã, mostrando honestidade em tudo inclusive em seu traje.
Com “PUDOR” Sentimento de vergonha, de mal-estar, gerado pelo que pode ferir a decência. 
Com “MODÉSTIA” Simplicidade

2 – A autoridade da mulher na igreja. 
Palavra chave “modéstia”.

a) – Com “MODÉSTIA” Simplicidade. 
Tal simplicidade refere-se a uma conduta respeitosa e submissa à sua liderança, tendo em honra a todos, principalmente àqueles que antes de si, sejam promovidos. 
Se unidas as três qualidades: HONESTIDADE, PUDOR E MODÉSTIA, a lição é que: “a mulher se comporte com decência tendo o cuidado de não se expor à vergonha”. Assim, a autoridade da mulher na igreja ou mesmo na sociedade não precisa ser reprimida ou proibida; porque a honestidade, o pudor e a modéstia da mulher cristã farão que ela conquiste respeito e confiança que lhes darão respeitosa autoridade. 
Analisadas as duas primeiras lições, concluímos que a autoridade da mulher cristã, bem como de qualquer cristão, na igreja, é conquistada, atendendo, da sua liderança, a convocação ao trabalho e se dedicando ao exercício de suas tarefas com persistente vida de “honestidade, pudor e modéstia”. 

3 – O comportamento da mulher, como mulher (fêmea). 
Palavra chave, “pudor”.
a) – DAR A LUZ FILHOS. 


Desconsiderados os meios de concepção artificial, a mulher só pode conceber um filho pela relação íntima com um homem. Essa relação e a criação dos filhos devem ser com PUDOR E MODÉSTIA para que ela não se exponha à vergonha e consequentes escândalos. 
No verso 15, a expressão, “se permanecer com modéstia na fé, no amor e na santificação”, infere-se que a mulher cristã não conceberá filho, enquanto solteira, nem por traição, quando casada. Na sociedade e cultura brasileira onde há muitas mulheres exercendo funções de liderança, principalmente, ou podemos dizer, exclusivamente na igreja, esse comportamento pudico aliado à honestidade e a modéstia, dará à mulher cristã autoridade ao falar, quer seja aconselhando, exortando ou disciplinando.
Crimes na Internet? Denuncie!