"No príncipio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no príncipio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dEle, e sem Ele nada do que foi feito se fez".


Caminhos de Flores e Paz
Vivos! O site da fé Cristã!

domingo, 19 de janeiro de 2014

A BALANÇA DE DOIS BRAÇOS

A BALANÇA DE DOIS BRAÇOS

 “Não multipliqueis palavras de altivez, nem saiam coisas arrogantes da vossa boca; porque o Senhor é o Deus de conhecimento, e por ele são as obras pesadas na balança”. 1Samuel 2:3                                                                                                                                        
  
                                                                   

A BALANÇA DE DOIS BRAÇOS

Tem forma simples: Apenas uma haste central firmada sobre uma base, e um travessão, colocado de maneira a formar uma cruz com a haste. Portanto, dois braços equilibrados por uma haste que se chama Fiel. Na extremidade de cada braço firmados sobre o “FIEL” que se encontra firmado sobre a “BASE” é depositado aquilo que se pesará.  A Balança divina citada pelo profeta Samuel, posto que invisível, ela existe e, a todos os homens, pesará as suas obras, contra balanceando-as com o sentimento com que eles as fizeram.

Em vários textos, a Palavra de Deus faz distinção entre obras e obras a partir dos sentimentos; como em: (Lucas 21:1-4). A oferta da viúva pobre em contraste com o sobejo dos ricos. Nesta parábola, não é o valor da oferta que está em questão, mas o sentimento do ofertante.
Outro exemplo é o texto de (Mateus 23:23) sobre o dizimar das mínimas coisas, em que, o amor questiona o sentimento do dizimista.
Também em (Mateus 15:8), sobre “honrar a Deus”, onde se questiona, não o estilo litúrgico do culto, mas o sentimento de quem cultua (desde que neste estilo haja qualidade).
Observe também o exemplo da “fé e das obras” apresentado por Tiago no cap.2 v17. É evidente que as obras das quais ele fala não se refere a milagres.
Em 10 Coríntios 3:12, Paulo classifica as obras em seis categorias, são elas: Ouro, Prata, Pedra preciosa, Madeira, Palha e Feno. Quanto mais original for o sentimento, mais próximo de se tornar uma jóia e, quanto mais puro o sentimento mais valiosa será a jóia, pois subsistirá ao fogo da purificação.
Aos Filipenses 2:3, ele diz: “Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade”.
Aos Romanos 11:36, o mesmo insiste que: “Dele (Jesus), por Ele, e pra Ele são todas as coisa”; ou de modo mais simples, tudo pertence a Jesus e, o que quer que façamos (no reino em nome dele) deve ser por Ele e para Ele.
Seguindo esse raciocínio, e considerando que a fé somente poderá ser vista por meio das obras – significando que, todo aquele que diz que tem fé está por si mesmo compelido a fazer alguma obra - essa mesma obra será validada ou reprovada, mediante a qualidade do sentimento com que ou por quê se fez a obra.
Nesta Balança, em cuja haste central chamada “FIEL” que se encontra firmada sobre uma BASE, os braços justamente distribuídos recebem aquilo que será aferido, neste caso, as obras e os sentimentos. Se tomarmos a figura da balança por alegoria, então Jesus Cristo será o FIEL sobre cujos braços ou mãos é tomado toda obra feita na terra. Ele, o FIEL, por si mesmo não julga coisa alguma, mas a Palavra sobre a qual Ele está firmado (João 12: 47, 48) será a base para julgamento. (Paulo – o apóstolo que por Jesus Cristo foi constituído mestre dos gentios – ousou afirmar aos Romanos 2: 16, “... no dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, segundo o meu evangelho”).
Para se sobreviver a esta balança, melhor do que fazer coisa nenhuma será fazer alguma coisa; saiba-se, porém que será impossível alguém receber seu pagamento sem primeiro passar pela aferição dos sentimentos para avaliar em qual das cinco categorias se encaixam suas obras; entretanto, se querem ouvir a sugestão de alguém que pouco produz, o melhor jeito para se correr o menor risco, é praticando o maior número de justiça possível, e ser sincero em cada obra feita .   
Concluo com  10 Coríntios 4:5 – “Portanto, nada julgueis antes de tempo, até que o Senhor venha, o qual também trará à luz todas as coisas ocultas das trevas e manifestará os desígnios dos corações; e, então, cada um receberá de Deus o “louvor”

" Pastor José Barbosa" Pastor da OBPC P.G - PR.


Crimes na Internet? Denuncie!