"No príncipio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no príncipio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dEle, e sem Ele nada do que foi feito se fez".


Caminhos de Flores e Paz
Vivos! O site da fé Cristã!

terça-feira, 25 de dezembro de 2007

Pra. Edileusa Feliciano - O CRISTÃO PODE DECORAR A CASA COM ENFEITES NATALINOS?

Por Pra. Edileusa Feliciano - Nesta época do ano sempre surgem estas dúvidas no ambiente cristão.


"É Pecado comemorar o natal?

Colocar árvores dentro de casa, enfeitar a residência com enfeites natalinos?"


- A resposta para esta pergunta pode ser tanto sim, quanto não, é preciso antes, entendermos o verdadeiro significado do natal, antes de responder a estas perguntas.


"O verdadeiro significado do natal é comemorar o nascimento de Cristo, ou seja, não é pecado, é algo que o verdadeiro cristão deve comemorar todos os dias. Pois o nascimento e a morte de Cristo trouxeram à humanidade a salvação, ele levou sobre si nossas dores. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados."
(Isaías 53:5)


- Vinte cinco de dezembro pode não ser o dia que Jesus Cristo nasceu (como afirmam muitos historiadores), mas, é o dia em que os países cristãos escolheram para comemorar seu nascimento. Não há pecado algum comemorar esta data, o cristão pode sim enfeitar seu lar e prepara-lo para fazer neste dia uma verdadeira festa, um momento especial de união das famílias (projeto de Deus). È preciso tomar cuidado para que em meio a tantos preparativos o homenageado da festa (Jesus Cristo) não seja esquecido.

Outro cuidado que devemos tomar é não trazer para a festa cristã símbolos pagão tais como o lendário “Papai Noel” que tenta ofuscar a maior importância do Natal que é Jesus Cristo, além de divulgar e trazer em si uma mentira.


"Devemos ensinar as nossas crianças que “papai Noel” é uma fábula pagã e aproveitar a comemoração para contar a elas a história de Jesus e o plano divino da Salvação."


Enfeitar a casa ou não é uma opção pessoal de cada Cristão. E passa a ser pecado quando se idolatra a data e os objetos natalinos e se esquece de Cristo e seus mandamentos.

Portanto, meus amados, fugi da idolatria (I Corintios 10:14). Muitos argumentam que os enfeites e árvores possuem simbologias satânicas. Quanto a isto desconheço a veracidade destas informações. Porém os símbolos só possuem valor quando nos apegamos ao que ele representa. Se você enfeita sua casa com fé para homenagear o Rei dos reis e Senhor dos Senhores, sem dúvida não está pecando.

Medite no trecho bíblico abaixo, e que o Espírito Santo possa falar melhor aos vossos corações, irmãos leitores.


"Tens tu fé?
Tem-na em ti mesmo diante de Deus. Bem-aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova. Mas aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque não come por fé; e tudo o que não é de fé é pecado."
(Romanos 14:22-23)

Um comentário:

Anônimo disse...

Prezados Pastores,
Graça e Paz.
Confesso que o natal no formato pagão me deixa radical em algumas ações. E hoje buscava uma resposta sobre como lidar com esta situação. Minha casa é do Senhor e não comemoramos a data, apenas um jantar para a família, lemos a palavra e trocamos presentes de fim de ano, pois temos uma filha de 8 anos e um filho de 21 (filho de um outro relacionamento). Minha filha sabe que o papai noel é um senhor aposentado que trabalha nos shoppings e ganha uma gratificação financeira por este trabalho.Sabe tb. que Jesus não nasceu em 25 de dezembro.Temos por habito em minha igreja, comemorarmos o natal em Tabernáculos.
Mas o meu filho de 21 anos não se converteu"ainda" e faz questão de montar a arvore de natal, colocar luzinhas, enfeitar a casa com a minha filha. Ele diz que isto é a única lembrança de família que tem da infância. Enfim, fico dividida.
Sei que O culto a Deus é racional, mas será que o amor em fazê-lo sentir -se especial nesta data,colocará a minha casa na brecha? Creio que não!!! Mas se alguém de minha igreja ou célula for a minha casa nesta época "é um escândalo". Na realidade não me imcomoda.O que me deixa chateada é ter que explicar esta história.
Amados...isto é mais um desabafo!!!Meu coração não me condena e todos os dias são do nosso Senhor Jesus. É dificil conviver com o julgamento e a hipocrisia.
Abraços,
Deus os abençõe.
Fernanda Araujo

Crimes na Internet? Denuncie!